Transformações que a tecnologia exerce sobre a indústria musical

Quando se trata de inovações tecnológicas, temos que admitir que a indústria da música lidera nesse quesito. Só nas últimas duas décadas, podemos notar um avanço estrondoso na criação de plataformas digitais e aplicativos como o Spotify e Podcast e, mediante esse crescimento, o público passou a ter acesso e oportunidade de interagir como nunca antes.

Tenho certeza de que você se lembra da forma como as músicas eram executadas nas rádios brasileiras. Desde a década de 80 a tecnologia vem interferindo, de maneira positiva, no mundo da música com o surgimento de sintetizadores, computadores e programas específicos para esse propósito.

As alterações têm sido tantas que é até difícil acompanhar o nascimento de plataformas e aplicativos que, por si só, fazem o trabalho que antes era dado a vários profissionais da área. Hoje, uma única pessoa é capaz de realizar todas as etapas necessárias da produção musical.

Por isso, vamos destacar neste artigo algumas das transformações concretas ocorridas durante esse tempo e como a tecnologia exerce grande influência (e ainda exercerá por diversos anos) sobre a indústria musical.

Blockchain: uma alternativa real para os artistas

Como mencionamos no início do artigo, existem várias maneiras de interagir, criar e distribuir música. No entanto, muitos músicos e produtores musicais acabam ficando para trás no que diz respeito ao alcance e contato com o público, como sempre foi feito através de canais de rádio e televisão.

Por isso, as tecnologias que vêm surgindo, são grandes fornecedoras de soluções inovadoras para que tais práticas possam realmente beneficiar tanto os empresários, como o público que adotou a internet como a sua maior fonte de diversão.

Desde o surgimento do blockchain, as empresas começaram a transformar o modo como lidam com seus dados, dinheiro, contratos e até transações digitais. E, para que a relação entre artistas, gravadoras, empresários e serviços de streaming pudesse vir a ser algo estável, foi preciso que a tecnologia entrasse em ação e tornasse essas áreas mais simples e possíveis a partir do blockchain.

Como a tecnologia vem mudando nossas escolhas musicais

É imprescindível citar aqui que, com o avanço tecnológico, novos ritmos surgiram, principalmente no gênero eletrônico. Você certamente se lembra de ter ouvido pop, rock e jazz através de vitrolas e walkmans, ou de CDs e fitas cassete, certo?

Hoje em dia, pelo fato de se produzir cada vez mais música usando inteligência artificial e softwares, estamos sempre nos deparando com novos ritmos ou subdivisões de ritmos como o eletrônico e o hip-hop. Ou seja, é como se esses ritmos fossem repaginados e divulgados pelos canais de streaming, redes sociais, e outras tantas plataformas como a Apple Music e Spotify.

Como essas transformações certamente não vão parar por aí, daqui a uns anos ou décadas será possível a criação de outras maneiras de se produzir música. No futuro, o que hoje é moderno será visto como ultrapassado, pois o que temos como certo é que a tecnologia foi, e é, capaz de transformar o mundo da música.
Bom, não só da música, pois a tecnologia é também usada para que possamos ter mobilidade. Um exemplo disso são os cassinos online que estão se popularizando no Brasil!

24 May 2021